sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TERCEIRA MAQUETE

Vista Frontal

Vista de cima

O edifício híbrido em questão ficará localizado no bairro de Boa Vista I, em Vila Velha – ES. Por fatores como: bairro com alto índice de criminalidade, bairro onde predominam pessoas com classe social média/baixa, bairro bastante residencial (como algumas construções institucionais, comerciais e públicas), dentre outros, optou-se por dois volumes simples para serem o edifício híbrido.

Como esta construção possuirá 25 pavimentos, ela se destacará de todo o entorno (o máximo de pavimentos que se tem neste bairro são oito). Por este motivo também, para que não houvesse um grande impacto das pessoas ao olharem para um edifício tão verticalizado, escolheu-se trabalhar com formas geométricas simples; formas que são mais comuns aos olhos das pessoas que por ali passarão.

Retomando ao Cubismo, que possui “formas elementares na composição arquitetônica de modo a obter simetria, equilíbrio e regularidade no conjunto projetado”, a maior área comercial ficou localizada fora dos dois edifícios “dentro de cubos”. Cada cubo possui dois pavimentos e duas lojas (cada loja tem um mezanino). As cores utilizadas para marcar a área comercial foram amarelo e vermelho (uma analogia aos Cubismos Analítico e Sintético). Em certos momentos, ao invés de duas lojas, no cubo há uma loja e um bar/restaurante (solução encontrada para que o edifício não “morresse” no período noturno”).


Parte comercial
A todo momento houve grande preocupação em como integrar a comunidade (com usuários de faixas etárias diferentes – crianças, jovens, adultos, idosos) a essa mega-construção. Para tal solução, achou-se válido fazer vários “cantos” com bastante vegetação, bancos e áreas públicas, onde qualquer pessoa, independente se ela entraria ou não em uma das torres para algum escritório ou consultório, pudesse usufruir da edificação.

Tentativa de iluminação.

Em relação ao interior das duas torres, resolveu-se fazer a seguinte divisão:

· No Térreo, há uma grande loja com um lobby (local onde os visitantes poderão sentar, ler jornais ou revistas, e identificar-se para subir até a sala desejada;

· No 1º pavimento, tanto na torre A quanto na torre há uma grande loja;

· No 2º pavimento, na torre A há um restaurante e na torre B uma academia;

· Na Torre A do terceiro pavimento tem uma livrari e na B tem uma sala de convenções;

· No 4º pavimento, tem salão de beleza (ou um centro de beleza) na torre A e uma outra sala de convenções na torre B.

(Do Térreo ao 4º pavimento, o andar de 1.200 m², foi dividido em 2: metade (600 m²) é garagem e a outra metade é ocupada pelas descrições acima – ver detalhe das plantas baixas abaixo).

· A partir do 5º até o 19º pavimentos, todo o andar será ocupado por salas de escritórios ou consultórios.



Bom, então é isso! Eu apresentei a maquete ontem (09/09) só que eu não coloquei o edifício garagem. Isso resultou em: menor nota e fazer o edifício garagem para a próxima terça-feira.
Fim de Semana vai ser longo! :/

beijos
Lorrayne Vianna